Sustentabilidade: práticas EESG que estão no dia a dia da Killing!

A nossa Intenção estratégica 2027 é: “ser uma empresa de alta performance, enxuta, rentável e inovadora, com crescimento acima da média dos mercados de tintas e adesivos, e seguindo as melhores práticas de EESG”.

Mas o que é EESG? 🤔

A sigla representa investimentos pensados em ações sociais, de governança, ambientais e econômicas. Ela advém de ESG (Environmental, Social and Governance, em português, meio ambiente, social e governança), agenda adotada por empresas de todo o mundo, cujas bases foram ganhando força nos últimos anos, e na qual o pilar econômico foi acrescido recentemente, voltado para a sobrevivência dos negócios.

Ou seja, ao adotar a agenda EESG, a Killing demonstra comprometimento com colaboradores, clientes, comunidades e o planeta. O Programa Identidade Sustentável, por exemplo, faz parte dessa iniciativa, promovendo diversas práticas conscientes voltadas para os pilares social, econômico, ambiental e cultural. 

Por meio do programa, em 2022 fomos a 1ª indústria química a fazer parte de um seleto grupo de empresas com o selo ouro na certificação Origem Sustentável*, fortalecendo o nosso compromisso com as práticas sustentáveis, que visam contribuir para a construção de um mundo melhor.

*Único programa de ESG e sustentabilidade no mundo que certifica as empresas da cadeia calçadista.

Vamos saber mais como a agenda EESG tá no dia a dia da Killing? 😁

A maneira como protegemos e interagimos com o meio ambiente compromete o futuro da nossa natureza. Algumas ações ligadas ao pilar são:

  • Cumprimento a licenças, normas e legislações ambientais;
  • Gestão de resíduos e riscos, ecoeficiência e uso de recursos renováveis;
  • Desenvolvimento de produtos sustentáveis, que geram menos impacto ambiental, tal como o adesivo sólido Hot Melt PSA (HMPSA), que não utiliza solventes orgânicos na sua fórmula;
  • Práticas que visam a fortalecer o consumo consciente.

Recentemente, substituímos o papel branco disponibilizado nos banheiros por um papel 100% de celulose virgem. O novo produto utiliza um percentual consideravelmente mais baixo de produtos químicos em sua fabricação, que é feita com madeira oriunda de reflorestamento e possui selo FSC. Além disso, possui ótima absorção e resistência, possibilitando menor consumo (gerando, consequentemente, menos resíduos). Ainda, substituímos as saboneteiras, evitando maior desperdício.

O pilar é voltado para viabilizar resultados de maneira sustentável. Desse modo, para construir grandes resultados, mensuramos riscos, tomamos decisões com responsabilidade e equilíbrio, estudamos mercados e buscamos conhecer os nossos clientes, consolidando uma performance financeira saudável.

Com uma base sólida, formada pelos nossos Valores, Princípios Inegociáveis e o Jeito Killing de fazer as coisas, já passamos por grandes transformações desde o nascimento do negócio, e estamos preparados para o que nos espera no futuro!

Há alguns meses, por exemplo, inauguramos um novo centro de distribuição em Sapucaia do Sul (CD Celestino Killing), aumentando a capacidade de armazenagem. A construção foi em alto padrão técnico, com uma infraestrutura de Tecnologia da Informação, refletindo um movimento de inovação e de visão para o mercado. Na unidade da Bahia, implementamos uma plataforma de tanques reatores com dosagem de solvente automatizada, um processo que traz inúmeros benefícios.


Mas, por trás das transformações estratégicas, acreditamos que é a partir das pessoas que vamos fortalecer o Aprendizado, o Crescimento e a Inovação que nos levarão ao topo. Temos grandes desafios, mas muitas oportunidades, também!

Como executamos os direcionamentos estratégicos com sucesso? Para isso, contamos com uma Governança Corporativa que preza pelo patrimônio da empresa, mantendo a igualdade de direitos e deveres entre os sócios. Algumas iniciativas ligadas ao pilar são:

  • Estrutura de Governança formada pela Holding Kielos (da qual fazem parte os nove filhos do fundador, Celestino Killing);
  • Sucessão familiar construída de maneira firme e fluída por meio de um planejamento, sendo referência regional;
  • Conselho de Família;
  • Conselho de Administração (CAD), com presidência e dois conselheiros externos, além de dois conselheiros membros da Kielos;
  • Comitê de Gestão de Riscos liderado pelo Diretor Administrativo, com reuniões bimestrais;
  • Reunião trimestral dos resultados com os acionistas;
  • Gestão profissionalizada.

A Governança Corporativa manifesta o Jeito Killing de transmitir confiabilidade, qualidade, cooperação, cuidado e sustentabilidade, que nos guiam para a prosperidade!

Movido por ações e projetos que priorizam o bem-estar humano, o pilar social nos enche de orgulho! Afinal, quando o assunto é ajudar o próximo, a gente tá lá! Porque a Killing tá em tudo!


Estamos nos pilares coloridos do Trensurb, em Novo Hamburgo (RS), no Muro da Mauá, em Porto Alegre (RS), em paredes de escolas, museus e instituições para quem doamos tintas, revitalizando e embelezando ambientes com a qualidade dos nossos produtos.

Recentemente, por exemplo, doamos 500 litros de tinta para revitalizar o Instituto Penal de Novo Hamburgo, que recebeu pintura interna e externa, por meio de mão de obra prisional. Também doamos 180 litros de tinta para o Instituto do Câncer Infantil (ICI), de Porto Alegre (RS). O material foi utilizado para reformar uma casa que oferece cuidados paliativos para os pacientes.

Doamos, também, 648 litros de tinta para o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE). 

E não é só isso! Preparamos algumas atividades internas para engajar nossos colaboradores a também participarem dessa corrente do bem, como a Campanha do Agasalho e a Confraternização de Final de Ano, que começará em breve, disponibilizando cartões com desejos natalinos de crianças na nossa árvore de Natal. 

E, depois de três anos de hiato, devido à pandemia da Covid-19, retomamos o Meio Frango Simplesmente Juntos, cuja 4ª edição arrecadou fundos para as instituições beneficentes Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), Banco de Alimentos, Lar São Vicente de Paula e Horta Comunitária Joanna de Ângelis.

A ação social aconteceu no dia 21 de outubro, em Novo Hamburgo. O dia de sol e o empenho da equipe envolvida contribuíram para o sucesso da iniciativa. Agradecemos a todos os envolvidos por se juntarem à atividade!

Viu quantas ações relacionadas ao EESG? Acompanhe nos nossos canais mais informações sobre o assunto! 🙌