Assédios ou discriminação: o que fazer se eu me deparar com uma situação dessas no ambiente de trabalho?

Estamos comprometidos em construir e manter relacionamentos de respeito com colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e comunidade. Para isso, temos um Código de Conduta e Ética que nos guia para uma conduta exemplar, norteando as nossas atitudes e posicionamentos.

Vamos conferir, então, alguns exemplos práticos para incluir a ética no nosso dia a dia e evitar situações que violem o nosso código?

O assédio moral no ambiente de trabalho é relacionado às condutas abusivas que vão contra a dignidade ou a integridade física/mental de um colaborador. Esses comportamentos trazem impactos negativos para todos que estão nesse ambiente, gerando mal-estar entre as pessoas que presenciam e vivenciam situações de assédio moral. 

Exemplos de assédio moral:

Insultos e xingamentos constantes dirigidos a uma pessoa.

Humilhação pública ou ignorar propositalmente a presença do assediado.

Discriminação sistemática baseada em gênero, raça, religião, orientação sexual ou outras características.

Criticar a vida particular da vítima.

Atribuir apelidos pejorativos.

O assédio sexual no ambiente de trabalho consiste em constranger colegas para obter favorecimento sexual (coação ou chantagem). 

Exemplos de assédio sexual:

Piadas e comentários ofensivos.

Propostas indesejadas.

Contato físico não consensual, como toques, abraços e beijos.

Exibição de conteúdos pornográficos no ambiente de trabalho.

Comentários sobre a aparência física de forma excessiva.

Uso de autoridade para obter favores sexuais.

A diversidade está em todos os lugares! Raça, gênero, maneira de falar, religião…Ninguém é igual à outra pessoa, não é mesmo? Mas todos merecem respeito e, na Killing, não é diferente! Acolhemos todas as pessoas e não toleramos discriminações ou ofensas de qualquer tipo!

Assista ao vídeo para conferir alguns exemplos de discriminação e preconceito muito comuns:

Já na página de Conduta e Ética no Comunica KIlling, você confere os vídeos didáticos que preparamos com conteúdos sobre essa temática, além de outras informações relevantes que abordam tipos de assédio, diversidade e discriminação.

Não seja conivente! Se você presenciar ou for vítima de quaisquer situações que configurem assédio ou discriminação, denuncie por meio do Canal de Ética. Na ferramenta, é possível fazer relatos, tirar dúvidas e dar sugestões. 

Acesse agora mesmo, compartilhe o link da notícia com seus colegas e ajude a transformar nosso ambiente de trabalho e a sociedade em que vivemos! Contamos com você! 💪