Em 1994, começamos a implementar, na Killing, uma metodologia japonesa que tem como objetivo deixar o ambiente de trabalho mais organizado, produtivo e saudável, promovendo o bem-estar entre os colaboradores. Usando como base, atualmente, cinco sensos (utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina), a iniciativa mostrou-se eficaz, trazendo inúmeras melhorias ao longo dos anos.
E sabe o que é mais legal? É observar o engajamento dos nossos colaboradores, que participam ativamente das atividades propostas!
Conferindo os registros fotográficos do programa, o sentimento de COOPERAÇÃO entre as pessoas, em várias áreas, é perceptível. Seja descartando objetos, documentos e arquivos sem utilização, organizando mesas, laboratórios e produção ou, mesmo, limpando o local de trabalho, todos os colaboradores, com sorriso no rosto, parecem compreender o quanto é importante colocar os sensos em prática. E também está no jeito Killing o CUIDADO com tudo o que a gente faz!
O Gerente de Logística e membro do Comitê da Qualidade, Juliano André Schaeffer, que participa desde o início do Programa 5S, avalia o momento atual e afirma que os setores apresentam um bom nível de motivação, demonstram comprometimento com a manutenção dos sensos e com a implementação de melhorias.
“Já tivemos momentos de menor e maior mobilização. Passamos por reestruturações do programa, como nas suas criativas versões ‘3S’ (mais simplificada e objetiva) e ‘6S’ (ampliada no tema comportamental), adequadas sob medida para os momentos em que existiram. Nos últimos anos, temos adotado a prática de destacar um tema diferente a cada ciclo, o que contribui para manter o programa vivo e em evolução“, explica.
“Atualmente, considero que estamos com um nível muito bom de motivação nas áreas, em uma competição interna saudável, pois o programa produz conformidade e melhorias constantes nos setores”, acrescenta.
“No Dia D, praticamos os sensos de maneira focada, com todos os colegas, o que torna concreta a aplicação dos conceitos do Programa, e gera mudanças com impacto imediato no ambiente de trabalho, na produtividade, na segurança e em nosso bem-estar”, detalha.
Benefícios do Programa 5S na Killing
Conforme Juliano, os conceitos do programa são simples, embora os impactos sejam amplos e relevantes. “Isso explica o sucesso e a longevidade desta metodologia de gestão da qualidade pelo mundo. Sua aplicação tem tudo a ver com qualidade, eficiência, segurança, engajamento e bem-estar. Gera benefícios tangíveis e intangíveis que contribuem para o nosso clima organizacional, competitividade, sustentabilidade e sucesso a longo prazo.”
“O Programa 5s reforça os valores da Killing e incentiva que tenhamos um ambiente saudável e motivador para a execução das atividades, no que diz respeito à utilização, à organização, à limpeza, à saúde e à autodisciplina. Considero ele muito importante, uma vez que incentiva o hábito do zelo com os ambientes que utilizamos”, seja na empresa ou nas nossas casas, e com o nosso bem-estar”, avalia a Analista de Gestão da Qualidade Sr. Caroline Backes Dietrich.
E por que não levar os ensinamentos do Programa 5S para casa também?
“O Programa 5S traz benefícios reais para o nosso trabalho e para a nossa vida pessoal, principalmente quando ele se torna um hábito. Impacta a forma com a qual nos organizamos para ter mais agilidade no trabalho e na nossa casa, o nosso comprometimento com as nossas responsabilidades e combinados, a nossa disciplina com a manutenção e a melhoria dos ambientes”, acrescenta a profissional.
Assim como Caroline, Juliano conta que também se sentiu inspirado a aplicar o Programa 5S fora da Killing. “Inclusive já tivemos uma campanha interna neste sentido, com ótimos feedbacks das equipes. Fazer periodicamente um ‘Dia D’ nas roupas que não são mais utilizadas, doando a quem necessita, organizar os alimentos na despensa, manter documentos pessoais classificados e a casa em ordem, são atitudes simples e saudáveis que fazem a diferença no dia a dia”, relata.
Quer também adotar os sensos no seu dia a dia? Confira!
Senso de Utilização (Seiri)
Devemos manter somente materiais necessários para o trabalho. Por isso, descarte o que não tiver utilidade, deixando itens e equipamentos organizados de acordo com a frequência de uso.
Outros exemplos:
- Controle e armazenamento externo dos documentos do arquivo morto;
- Os documentos de validade vitalícia são armazenados por uma empresa a partir do projeto DigitalK.
O que você pode fazer em casa: descarte materiais e eletrodomésticos quebrados (sem chances de conserto), além de alimentos, produtos e medicamentos com a validade vencida. Doe roupas que você não vai mais utilizar.
Senso de Organização (Seiton)
O senso otimiza os processos, agilizando as tarefas diárias e facilitando a localização de objetos. Por isso, defina locais específicos para cada material de trabalho ou documentos.
Outros exemplos:
- Identificação de gavetas ou armários de uso comum;
- Materiais devem ser guardados em seus devidos lugares;
- Itens e objetos de uso recorrente devem ficar mais à mão.
O que você pode fazer em casa: procure ter locais específicos para objetos como chaves e documentos, e mantenha os materiais em seus devidos lugares sempre depois de utilizá-los.
Senso de Limpeza (Seisou)
Um ambiente limpo promove sensação de conforto e bem-estar. Para isso, precisamos conservar os setores livres de resíduos, com atenção ao descarte correto da coleta seletiva.
Outros exemplos:
- Adoção do uso de garrafas para tomar água ou xícara para tomar café na área administrativa, o que também tem relação com o nosso programa de Identidade Sustentável;
- Cuidar e zelar pelas áreas de uso comum, como banheiros, copas, salas de reuniões e salas de descanso;
- Manter o local de trabalho limpo.
O que você pode fazer em casa: defina uma rotina de limpeza para evitar o acúmulo de louças e roupas sujas.
Senso de Saúde (Seiketsu)
Promover o cuidado com a saúde física e mental melhora a qualidade de vida das pessoas. Na Killing contamos com alguns programas que estimulam a alimentação saudável e a prática de atividades físicas.
Outros exemplos:
- Utilizar adequadamente Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s);
- Avaliação periódica de equipamentos de emergência;
- Circuito do Bem-Estar, Dia da Fruta e o benefício Gympass;
- Manter relações respeitosas com os colegas de trabalho.
O que você pode fazer em casa: faça exames periódicos de saúde, aproveite momentos de lazer e tenha pausas na sua rotina.
Senso de Autodisciplina (Shitsuke)
O senso da Autodisciplina nos convida a exercitar diariamente todos os sensos do Programa 5S. Ou seja, firmamos um compromisso de que seguiremos as premissas da Utilização, Organização, Limpeza e Saúde na Killing.
Esse comprometimento transforma a maneira como vivemos o nosso dia a dia na empresa, contribuindo para melhorarmos, cada vez mais, o nosso ambiente de trabalho.
Após tantas edições do programa, que contaram com a contribuição do time, o que podemos esperar sobre o futuro do Programa 5S?
“Espero que o Programa 5S continue provocando as áreas no dia a dia, com ações constantes e melhoria contínua, tornando nossos ambientes de trabalho cada vez mais organizados, seguros e agradáveis. É esperado, também, pela evolução da natureza do trabalho, que além do ambiente físico, possamos aplicar os sensos com foco em nossa estrutura digital”, estima Juliano.
“Estamos planejando algumas ações, dentre elas a realização do DIA D, este momento tão importante dedicado aos sensos do programa”, finaliza Caroline.
Também convidamos você a fazer parte desse movimento, trazendo ideias e praticando a metodologia em seu setor e no seu cotidiano. Contribua para a melhoria contínua!
Saiba mais sobre o Programa 5S nesta página.
Confira a galeria com alguns dos registros históricos dos 30 anos: