Nosso jeito tá na COOPERAÇÃO com
o bem-estar e a segurança das pessoas.

Comunicação
entre equipes

Você sabia que a expressão corporal faz toda a diferença na hora de transmitir uma mensagem? Uma comunicação baseada em empatia, feita de forma gentil e cordial, cria um dia a dia melhor e mais agradável para todos os envolvidos, facilitando trocas e fazendo a informação circular de forma mais efetiva. Além disso, extrair o melhor dos nossos encontros, trabalhando objetivamente, faz bem para a nossa saúde e aumenta a produtividade do time.

TRÊS PILARES dA COMUNICAÇÃO ENTRE EQUIPES

01.

Linguagem corporal

Nem só as palavras falam. Os nossos gestos, as nossas expressões faciais e até os movimentos dos olhos ajudam na nossa comunicação.

02.

Cordialidade e gentileza

Contornar os ruídos de comunicação é essencial numa rotina corrida e ser cordial e gentil ajuda (muito) na hora de falar e de escutar.

03.

Empatia

Atributo indispensável para a compreensão da perspectiva alheia, melhorando consideravelmente a forma como nos comunicamos uns com os outros.

04.

Reuniões produtivas

Pensar em promover encontros objetivos e em maneiras de extrair o melhor de cada reunião faz bem para a nossa saúde e beneficia o nosso trabalho.

Dicas para uma comunicação mais efetiva:

Olho no olho

Ao falar com alguém, olhe nos olhos das outras pessoas. Seja numa comunicação a dois ou em grupo, o olhar transmite confiança e aproxima as pessoas. Uma pesquisa divulgada pela BBC descobriu que olhar nos olhos do outro também interfere na nossa memória, imaginação e na capacidade de suprimir informações irrelevantes.

Postura aberta

Segundo a escritora e psicóloga social estadunidense Amy Cuddy: “Nossas mensagens não verbais definem o que as outras pessoas vão achar de nós”. Especialistas em linguagem corporal afirmam que braços cruzados transmitem a sensação de insegurança ao interlocutor. Portanto, evite dialogar de braços cruzados ou com as mãos atrás do corpo. Mostre que você está aberto a passar e receber informações com segurança.

Objetividade é o caminho

Estabeleça pautas para cada reunião e foque nelas durante os encontros. Quando deixamos o tema livre, podemos acabar nos distraindo e utilizando muito tempo de trabalho sem chegar a lugar algum.

O tempo é precioso

Marque reuniões de menos de uma hora de duração. Isso garante a produtividade dos encontros e traz mais bem-estar aos participantes.

Escuta interessada

Escuta ativa é uma forma de comunicação generosa. Ela pressupõe que, quando uma pessoa se coloca para conversar com outra e presta atenção na sua fala, está demonstrando um interesse verdadeiro pelo assunto e, acima de tudo, pela mensagem que está sendo dita. Ouça o seu interlocutor com atenção e interesse. Para a pessoa que fala, faz toda a diferença saber que está sendo ouvida.

Empatia é a chave

Empatia é a capacidade de sentir-se como a outra pessoa, vivenciando diferentes situações. Coloque-se no lugar do outro, imagine como é o dia a dia da outra pessoa e tente entender de onde ela fala.

Gentileza sempre

Um estudo divulgado por psicólogos da Universidade de Sussex, no Reino Unido, comprovou que ações gentis não fazem bem apenas para quem recebe, mas também para quem pratica. Isso, porque, ao ser gentil, conseguimos ativar o sistema de recompensas no nosso cérebro, o que nos traz felicidade. Opte sempre por palavras gentis, mesmo em situações difíceis. Sempre há uma maneira cordial e respeitosa de se comunicar sem perpetuar conflitos e desavenças.

Para ajudar você a se inteirar melhor sobre o tema, separamos alguns materiais de apoio. Confere só:

Simpatia x Empatia

Linguagem corporal

Gentileza no dia a dia

Gentileza no trabalho

TED – Como falar de um jeito que as pessoas queiram ouvir

Cordialidade

Como o excesso de reuniões online afeta a produtividade e a saúde?

Como fazer reuniões mais produtivas