Nosso jeito tá na COOPERAÇÃO com o bem-estar e a segurança das pessoas.
Você sabia que a expressão corporal faz toda a diferença na hora de transmitir uma mensagem? Uma comunicação baseada em empatia, feita de forma gentil e cordial, cria um dia a dia melhor e mais agradável para todos os envolvidos, facilitando trocas e fazendo a informação circular de forma mais efetiva. Além disso, extrair o melhor dos nossos encontros, trabalhando objetivamente, faz bem para a nossa saúde e aumenta a produtividade do time.
Nem só as palavras falam. Os nossos gestos, as nossas expressões faciais e até os movimentos dos olhos ajudam na nossa comunicação.
Contornar os ruídos de comunicação é essencial numa rotina corrida e ser cordial e gentil ajuda (muito) na hora de falar e de escutar.
Atributo indispensável para a compreensão da perspectiva alheia, melhorando consideravelmente a forma como nos comunicamos uns com os outros.
Pensar em promover encontros objetivos e em maneiras de extrair o melhor de cada reunião faz bem para a nossa saúde e beneficia o nosso trabalho.
Ao falar com alguém, olhe nos olhos das outras pessoas. Seja numa comunicação a dois ou em grupo, o olhar transmite confiança e aproxima as pessoas. Uma pesquisa divulgada pela BBC descobriu que olhar nos olhos do outro também interfere na nossa memória, imaginação e na capacidade de suprimir informações irrelevantes.
Segundo a escritora e psicóloga social estadunidense Amy Cuddy: “Nossas mensagens não verbais definem o que as outras pessoas vão achar de nós”. Especialistas em linguagem corporal afirmam que braços cruzados transmitem a sensação de insegurança ao interlocutor. Portanto, evite dialogar de braços cruzados ou com as mãos atrás do corpo. Mostre que você está aberto a passar e receber informações com segurança.
Estabeleça pautas para cada reunião e foque nelas durante os encontros. Quando deixamos o tema livre, podemos acabar nos distraindo e utilizando muito tempo de trabalho sem chegar a lugar algum.
Marque reuniões de menos de uma hora de duração. Isso garante a produtividade dos encontros e traz mais bem-estar aos participantes.
Escuta ativa é uma forma de comunicação generosa. Ela pressupõe que, quando uma pessoa se coloca para conversar com outra e presta atenção na sua fala, está demonstrando um interesse verdadeiro pelo assunto e, acima de tudo, pela mensagem que está sendo dita. Ouça o seu interlocutor com atenção e interesse. Para a pessoa que fala, faz toda a diferença saber que está sendo ouvida.
Empatia é a capacidade de sentir-se como a outra pessoa, vivenciando diferentes situações. Coloque-se no lugar do outro, imagine como é o dia a dia da outra pessoa e tente entender de onde ela fala.
Um estudo divulgado por psicólogos da Universidade de Sussex, no Reino Unido, comprovou que ações gentis não fazem bem apenas para quem recebe, mas também para quem pratica. Isso, porque, ao ser gentil, conseguimos ativar o sistema de recompensas no nosso cérebro, o que nos traz felicidade. Opte sempre por palavras gentis, mesmo em situações difíceis. Sempre há uma maneira cordial e respeitosa de se comunicar sem perpetuar conflitos e desavenças.