No final de abril, fortes chuvas começaram a atingir o Rio Grande do Sul, causando enchentes e deslizamentos em várias regiões. Muitas pessoas tiveram que deixar suas casas imediatamente, levando consigo apenas a roupa do corpo e poucos pertences. A tragédia imensurável destruiu estradas, pontes, casas, empreendimentos e sonhos, mas deixou uma marca de solidariedade, um sentimento que tomou conta de quem se uniu para ajudar aqueles que mais precisam.
Na Killing, o cuidado tá em tudo o que a gente faz, então não poderia ser diferente.
Prontamente, a nossa equipe de RH e SESMT, o Comitê de Sustentabilidade e outros colaboradores voluntários se manifestaram para auxiliar os colegas afetados e a comunidade.
O primeiro passo foi fazer um plano de contingência e o levantamento dos colaboradores atingidos pelas enchentes, para os quais criamos um canal direto para envio ágil e focado de informações. Ainda, realizamos um plantão de atendimento e escuta para os nossos profissionais, além de disponibilizar atendimento psicológico.
🙏 Também estamos com uma chave Pix para arrecadarmos recursos para comprar mais suprimentos para doações. Para quem quiser contribuir ou até mesmo divulgar, a chave Pix é ajudars@killing.com.br.
Abrimos as portas da nossa matriz, em Novo Hamburgo, para apoiar nos resgates, servindo como base de operação para bombeiros e Defesa Civil. Na Sala VIP e no refeitório centralizamos as doações recebidas e adquiridas, que foram redistribuídas entre quem foi impactado no nosso time, instituições beneficentes e outros grupos de voluntários.
De acordo com o nosso CEO, Milton Killing, essa foi a maior calamidade que o Rio Grande do Sul já passou em sua história.
“Mas me considero uma pessoa privilegiada, pois a empresa não foi atingida pelas águas, e isso nos dá condições de poder ajudar em tudo o que for necessário”, disse o gestor, em um comunicado divulgado nas nossas redes sociais.
“Graças a uma equipe maravilhosa que temos na Killing, inclusive, estamos superando determinadas situações que a gente nem imaginava que pudesse ter tanta força para isso”, complementa.
Confira a mensagem na íntegra:
Fique por dentro das ações que já fizemos até o momento:
Reunimos doações e compramos uma série de itens para serem redistribuídas entre quem foi impactado no nosso time, familiares, instituições beneficentes e outros grupos de voluntários.
As instituições beneficiadas foram a Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), Lar São Vicente e FENAC.
Ainda, estamos auxiliando com a limpeza das casas dos nossos colaboradores, disponibilizando serviços como:
- Empréstimo de lava jato (1 dia);
- Empréstimo de lava jato com gerador, caso a energia não tenha sido restabelecida (1 dia);
- Serviços de apoio com equipe especializada para limpeza pesada.
Confira a cartilha com orientações de cuidados distribuída pelo SESMT:
Auxílios do governo para os atingidos pelas enchentes:
Saque FGTS
O Saque Calamidade permite ao trabalhador sacar até R$ 6.220,00 de cada conta de sua titularidade no FGTS, limitado ao saldo disponível, por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas etc.) que tenha atingido sua residência, após declaração oficial da Defesa Civil de seu município.
Confira se a sua cidade está dentro da lista e como você pode realizar o saque.
Minha Casa Minha Vida (MCMV)
Foi anunciada a suspensão das parcelas mensais por seis meses de beneficiários do MCMV impactados pelas chuvas. Em mais um apoio, foi concedido um aumento do tempo, de seis para doze meses, para utilização do saldo do FGTS para pagar parcelas com atraso. Além disso, foi estabelecido carência de 180 dias para os novos contratos.
Auxílio Reconstrução
Todas as famílias diretamente afetadas pela catástrofe vão receber um repasse de R$ 5,1 mil do Governo Federal. O apoio será concedido em parcela única, limitado a um por família, e será operacionalizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e pago pela Caixa Econômica Federal, por meio de conta poupança social digital. Essa conta é de abertura automática em nome do beneficiário e também poderá ser utilizada outra conta em nome do beneficiário na mesma instituição financeira.
O acesso ao recurso dependerá das informações a serem enviadas pelos municípios e da autodeclaração do responsável familiar.
Volta Por Cima
O governo do Rio Grande do Sul irá liberar recursos financeiros emergenciais do programa Volta Por Cima para cerca de 40 mil famílias pobres ou extremamente pobres e que foram afetadas pelas consequências das chuvas. Cada família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) poderá receber R$ 2,5 mil. O valor será disponibilizado por meio do Cartão Cidadão, que o governo já usa para devolver aos cidadãos inscritos no CadÚnico parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). E também para disponibilizar o benefício dos estudantes contemplados no programa estadual Todo Jovem na Escola, de combate à evasão escolar.
Beneficiários que tenham perdido seus cartões devem solicitar outro em qualquer agência do Banrisul ou por meio da central telefônica da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), no número 0800 541-2323.
SOS Rio Grande
O governo estadual também decidiu dividir entre milhares de famílias diretamente atingidas pelos efeitos adversos das chuvas parte dos quase R$ 100 milhões que arrecadou por meio de uma conta PIX oficial. Será distribuído um auxílio emergencial de R$ 2 mil a pelo menos 45 mil famílias.
O benefício será liberado gradualmente para pessoas inscritas no CadÚnico, mas que não fazem parte do programa Volta Por Cima porque não estão em condições de pobreza ou extrema pobreza.
Por isso, agradecemos a todos que contribuíram e, especialmente, aos nossos colaboradores que vêm participando como voluntários das nossas ações, auxiliando seus colegas e quem mais precisa!
A solidariedade fortalece a nossa certeza que dias melhores virão!