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o bem-estar e a segurança das pessoas.

Comunicação
não-violenta

A Comunicação Não-Violenta (CNV) nasceu quando um pesquisador chamado Marshall B. Rosenberg entendeu que a chave dos conflitos entre as pessoas era a linguagem. O termo é inspirado pela filosofia do líder indiano, defensor dos Direitos Humanos, Mahatma Gandhi, que utiliza o termo “não violência” se referindo à compaixão que nos toma quando a violência é afastada do coração. A CNV serve para expressarmos as nossas necessidades, escutarmos e compreendermos as necessidades dos outros.

PRATICANDO A COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA

01.

Fazendo pedidos

Acredite nisto: pedir positivamente é melhor, mais eficaz e de bom tom do que uma ordem imperativa.

02.

Assumindo responsabilidades

Nem tudo está sob o nosso controle. Dividir atribuições para assumir responsabilidades exige comunicação.

03.

Sendo ouvinte

“Em terra de faladores, quem ouve é rei”. É preciso ter uma mente aberta e estar disponível para escutar o outro. Isso requer treino.

Dicas para praticar a Comunicação Não-Violenta:

Opte pela transparência

Explicações pela metade e mensagens subentendidas podem trazer falta de clareza para a comunicação e acabar criando conflitos sem necessidade. Isso, porque cada pessoa, baseada na sua experiência de vida, pode interpretar de um jeito diferente o que está sendo dito. Por isso, baseie a sua comunicação na clareza e na transparência (não apenas de opiniões, mas de sentimentos também). Assim, os conflitos tornam-se bem menos ameaçadores.

Discordar é benéfico

Conviver com a diferença é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos ter. É a partir dela que podemos enxergar outros pontos de vista e inclusive e, outras soluções para os mesmos problemas. Entenda a divergência de opiniões entre os colegas como uma oportunidade de ampliar a sua perspectiva e, não, como um potencial conflito.

Todos temos prioridades

Sabe quando um item da sua lista é urgente e precisa ser resolvido logo? Essa também pode ser a realidade dos outros colegas e esse item pode ser diferente para cada um. Portanto, tenha consciência de que todos possuímos responsabilidades, pesos, urgências e necessidades diferentes que podem entrar no caminho das nossas relações dentro do trabalho.

Cada conversa é uma possibilidade

As nossas palavras podem transmitir conexão e liberdade ou podem soar como muros, por onde a mensagem não consegue ultrapassar, tudo vai depender do tom que utilizamos e de como nos portamos. Entenda as palavras como janelas, por onde é possível enxergar além e não como paredes que bloqueiam a passagem.

Identifique as necessidades

Cultivar a habilidade de se comunicar de modo eficiente e nutrir boas relações interpessoais são qualidades profissionais fundamentais para uma carreira de sucesso. Isso é ainda mais necessário para quem atua como líder e precisa exercer uma liderança positiva. Se você é gestor, tenha em mente: uma liderança verdadeiramente eficaz está sempre atenta às necessidades daqueles que fazem parte do propósito e dos resultados da empresa e às suas próprias.

Para ajudar você a se inteirar melhor sobre o tema, separamos alguns materiais de apoio. Confere só:

O que é CNV?

Comunicação Não-Violenta: o que é, como funciona e como aplicar

A importância da Comunicação Não-Violenta

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: O Que é, Benefícios e Como Praticar

Pratique a comunicação não-violenta e evite mal-entendidos no trabalho

TED – Para Início de Conversa